sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Progarma de Rádio

O Peneireiro-das-Torres é um pequeno falcão migratório.
Os machos apresentam cores variadas, tons azulados na cabeça, o dorso é castanho intenso e o peito bege com pintas negras. A fêmea e os peneireiros bebés que têm o dorso castanho avermelhado, mas tanbém salpicado de preto,a cauda têm faixas pretas ,acastanhadas bem demarcadas, no primeiro ano de vida já se apresento ser fêmeas e machos.
O Peneireiro- das-Torres caça a maioria das vezes em terrenos livres, onde caça mais facilmente as suas presas.
O Peneireiro-das-Torres alimenta-se mais de insectos: gafanhotos ,escaravelhos, grilos-ralos, aranhas, centopeias, mas também se alimenta de ratos.
Uma das ameaças do Peneireiro-das-Torres é a perda de habitat por causa da população.
Os Peneireiros-das-Torres nidificam em habitações agrícolas velhas, ao relento, paredes e muros de pedra, onde aproveitam espaços vazios para fazer o ninho. Quando é feita a postura dos ovos, a fêmea nunca abondana o seu ninho. A fêmea é alimentada pelo macho. Põe de 3 a 5 ovos que são incubados pelo macho e pela fêmea. O período de incubação é aproximadamente de 28 dias. O Peneireiro-das-torres é um migrador precoce, que chega geralmente em Fevereiro e parte em Julho ou Agosto, costumam encontra-se na região mediterrânica do norte de África e a sul da Europa. A importância para o equilibrio do éco sistema é que comem ratos para não destruirem as cearas.

Sem comentários:

Enviar um comentário